Política
Lula e Peña conversam sobre suposta espionagem da Abin e revisão do acordo de Itaipu
No encontro, os dois ainda debateram a agenda de infraestrutura entre os dois países


O presidente Lula (PT) e seu homólogo paraguaio Santiago Peña se encontraram nesta quinta-feira 3 em Buenos Aires, na Argentina. Os dois presidentes discutiram a renegociação sobre excedente de energia de Itaipu e o incidente diplomático relacionado a uma suposta ação de espionagem da Agência Brasileira de Inteligência no País vizinho.
O caso fez o Paraguai interromper as negociações sobre o anexo C do Tratado de Itaipu Binacional e convocar seu embaixador no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, para consultas.
“Os presidentes conversaram a respeito das investigações em curso sobre atividades não autorizadas da Abin em relação ao Paraguai. E reiteraram o respeito e o diálogo como princípios fundamentais da relação entre os dois países”, disse o governo brasileiro em nota.
Lula e Peña estão na Argentina para participarem da cúpula do Mercosul, bloco que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
No encontro, os dois ainda debateram a agenda de infraestrutura entre os dois países, que inclui a Ponte da Integração, cujas obras de acesso do lado brasileiro já atingiram quase 80% de execução e devem ser concluídas em dezembro. Trataram também da Ponte Bioceânica, que está na fase de projeto arquitetônico da área de controle integrado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo do Paraguai suspende negociação sobre Itaipu após suposta ação hacker do Brasil
Por CartaCapital
Itaipu fecha acordo judicial e destinará R$ 240 milhões para comprar terras a indígenas
Por Wendal Carmo