Justiça
Lula e Moraes são alvo de tentativa de fraude no sistema do CNJ
Houve tentativa de emitir mandados de prisão contra o presidente e o ministro do Supremo Tribunal Federal
O sistema do Conselho Nacional de Justiça voltou a ser vítima de uma tentativa de fraude na última terça-feira 20. Os invasores tentaram expedir mandados de prisão contra o presidente Lula (PT) e contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O caso foi confirmado pelo órgão, nesta quinta-feira 22.
“A alteração consistiu na substituição indevida de dados vinculados a um mandado judicial por dados associados a autoridades brasileiras”, esclareceu o órgão, em nota.
Ainda de acordo com o CNJ, uma apuração feita pela Divisão de Segurança da Informação do Conselho indicou que as ações foram realizadas por meio de credenciais de acesso comprometidas que foram utilizadas de forma indevida no sistema.
Apesar da tentativa, o órgão afirmou que não houve invasão, violação ou comprometimento dos sistemas. Acrescentou que os mandados de prisão também não chegaram a ser expedidos. “O incidente foi identificado, tratado e os dados foram devidamente corrigidos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes autoriza visita de ministro do TCU a Bolsonaro na Papudinha
Por CartaCapital
Moraes arquiva investigação contra delegados suspeitos de atrapalhar eleitores em 2022
Por Vinícius Nunes
Lula evita abrir sucessão na AGU antes da sabatina de Messias no Senado
Por Maiara Marinho



