Cultura

Lula e Alckmin prestam homenagem a Gil após xingamentos de bolsonaristas: ‘Um gênio’

A futura primeira-dama Rosângela da Silva telefonou para Gilberto e Flora para manifestar ‘solidariedade e indignação pela agressão sofrida no Catar’

Gilberto Gil e Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB) se manifestaram neste domingo 27 em solidariedade ao cantor Gilberto Gil e à empresária Flora Gil, xingados por bolsonaristas no Estádio Lusail, no Catar, na última quinta-feira 24, dia da estreia da seleção brasileira pela Copa do Mundo.

“Gilberto Gil é um dos maiores brasileiros da história. Nosso solidário abraço aos amigos”, publicou Lula em seu perfil oficial no Twitter.  Alckmin, por sua vez, prestou “solidariedade” a Gilberto e Flora “pelo lamentável episódio”. O vice classificou Gil como “um gênio e símbolo da nossa cultura, que deve ser respeitado, como todos os brasileiros”.

Mais cedo, a futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, telefonou para Gilberto e Flora e expressou “solidariedade e indignação pela agressão sofrida no Catar”.

“Gil é patrimônio da música brasileira e merece todo nosso respeito e reverência. Que o agressor seja identificado e responda pelo seu ato.”

Gilberto e Flora se dirigiam a seus lugares no estádio quando começaram a ouvir gritos de “vamos, Lei Rouanet” e “vamos, Bolsonaro”. No fim do vídeo, um bolsonarista xingou o artista, que se manifestou neste domingo pelas redes sociais.

“Nossos agradecimentos, meus e da Flora, por essa solidariedade, essa corrente solidária, diante dessa agressão, essa coisa estúpida. É o terceiro turno, na verdade, os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade”, lamentou Gil em gravação.

“De novo nossos agradecimentos, meus e da Flora, a todos vocês que se fizeram solidários conosco nesse episódio que, na verdade, é mais um dessa sequência do ódio, essa coisa que eles gostam de fazer. Muito obrigado a todos vocês e bom jogo para o Brasil amanhã.”

View this post on Instagram

A post shared by Gilberto Gil (@gilbertogil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo