Política

‘Coisa estúpida. É o 3º turno’, lamenta Gilberto Gil após ser xingado por bolsonaristas no Catar

Segundo o artista, ‘os inconformados querem manter essa coisa do ódio’

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O cantor Gilberto Gil se manifestou neste domingo 27 sobre os xingamentos proferidos contra ele por bolsonaristas no Estádio Lusail, no Catar, na última quinta-feira 24, dia da estreia da seleção brasileira pela Copa do Mundo. As imagens passaram a circular nas redes sociais na noite deste sábado 26.

Gilberto e a empresária Flora Gil se dirigiam a seus lugares quando começaram a ouvir gritos de “vamos, Lei Rouanet” e “vamos, Bolsonaro”. No fim do vídeo, um dos bolsonaristas xingou o artista.

“Nossos agradecimentos, meus e da Flora, por essa solidariedade, essa corrente solidária, diante dessa agressão, essa coisa estúpida. É o terceiro turno, na verdade, os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade”, lamentou o artista em vídeo.

“De novo nossos agradecimentos, meus e da Flora, a todos vocês que se fizeram solidários conosco nesse episódio que, na verdade, é mais um dessa sequência do ódio, essa coisa que eles gostam de fazer. Muito obrigado a todos vocês e bom jogo para o Brasil amanhã.”

View this post on Instagram

A post shared by Gilberto Gil (@gilbertogil)

O caso repercutiu nas redes entre políticos, artistas e influenciadores. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) classificou os bolsonaristas no local como “criminosos” e prestou “solidariedade” a Gilberto e Flora.

“Vamos denunciar e cobrar punições da FIFA. Já passou da hora de essa gente ir para o lugar que merece: cadeia”, escreveu o parlamentar.

O youtuber Felipe Neto disse que “já passou da hora de o Poder Legislativo criar um projeto de lei contra esses delinquentes que jogam ódio contra pessoas na rua por motivos políticos”.

O cantor Caetano Veloso reforçou que Gil “tem 80 anos e estava com sua esposa”. E emendou: “Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos”.

A cantora Daniela Mercury afirmou estar “devastada com as agressões que Gilberto Gil sofreu no Catar”.

“Gil é um patrimônio cultural do Brasil. É nosso mestre. É um Deus da música. Toda minha solidariedade a ele. Todos meus esforços para achar o agressor.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo