Justiça
Lula diz que assessor de Trump só poderá entrar no Brasil após fim das sanções contra Padilha
Darren Beattie pretendia encontrar Jair Bolsonaro na prisão, mas o ministro Alexandre de Moraes barrou a visita; ministro da Saúde está impedido de entrar nos EUA desde agosto de 2025
O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira 13 ter proibido a entrada no Brasil de um assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pretendia visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na prisão. Segundo Lula, a decisão foi tomada em resposta ao cancelamento de vistos de familiares do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo governo norte-americano, em agosto de 2025.
A proibição de entrada foi confirmada a CartaCapital pelo Ministério das Relações Exteriores, que informou que o visto concedido a Daren Beattie foi revogado.
Durante discurso no Rio de Janeiro, na presença do prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), o presidente disse que determinou a restrição enquanto não houver mudança na situação envolvendo o ministro. “É importante lembrar, Eduardo [Paes], que aquele cara americano [Daren Beattie] que disse que vinha para cá para visitar o Jair Bolsonaro foi proibido de visitar. E eu o proibi de vir ao Brasil enquanto não liberar os vistos do meu ministro da Saúde, que estão bloqueados”, afirmou.
Na sequência, Lula mencionou diretamente as sanções impostas pelos Estados Unidos à família do ministro. “Bloquearam o visto do Padilha, o visto da mulher dele e o visto da filha dele de 10 anos. Então, Padilha, esteja certo de que você está sendo protegido”, declarou.
A fala ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes barrar a visita do assessor de Trump, Darren Beattie, a Bolsonaro. O ex-presidente cumpre pena de 27 anos de prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Inicialmente, Moraes havia autorizado o encontro, mas voltou atrás após receber informações do Ministério das Relações Exteriores indicando que a visita não estava prevista na agenda diplomática que justificou a concessão do visto ao assessor norte-americano. O chanceler Mauro Vieira também alertou que o encontro poderia caracterizar ingerência externa em assuntos internos do Brasil.
Agenda no Rio
Lula participou nesta sexta-feira da inauguração do novo setor de trauma e da clínica médica do Hospital Federal do Andaraí. O lançamento integra o plano de reestruturação dos hospitais federais no estado, dentro do programa Agora Tem Especialistas.
Segundo o governo federal, o projeto envolve investimentos de cerca de 607 milhões de reais para ampliar a capacidade de atendimento, reabrir leitos e modernizar estruturas hospitalares. Com a nova ala de trauma, a unidade deve aumentar em 44% o atendimento diário, chegando a cerca de 650 pacientes por dia.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes proíbe visita de assessor de Trump a Bolsonaro na Papudinha
Por CartaCapital
A estratégia do governo Lula para aprovar o fim da escala 6×1 antes das eleições, segundo Boulos
Por Wendal Carmo



