CartaExpressa

Lula defende que Robinho cumpra pena por estupro coletivo no Brasil

Robinho foi condenado a 9 anos de prisão pelo estupro coletivo de uma jovem em uma boate de Milão

O ex-jogador Robinho. Foto: Ricardo Saibun/Santos FC
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) defendeu nesta segunda-feira 11 que o ex-jogador Robinho, condenado a nove anos pela justiça italiana por estupro coletivo, cumpra pena no Brasil.

“Então o estupro é um crime imperdoável. Então a pessoa tem que ser condenada, tem que ser julgada, tem que ser condenada. O Robinho já foi condenado na Itália e era para ele estar cumprindo pena aqui, que agora vai ser julgado este mês”, disse em entrevista ao SBT.

“Espero que ele pague o preço da irresponsabilidade dele”, completou o presidente.

O Superior Tribunal de Justiça pautou para 20 de março o julgamento que poderá autorizar o cumprimento no Brasil da pena imposta pela Justiça da Itália ao ex-jogador.

Robinho foi condenado a 9 anos de prisão pelo estupro coletivo de uma jovem em uma boate de Milão, em 2013. Em novembro do ano passado, o Ministério Público Federal se manifestou a favor da execução da pena no Brasil.

A Itália havia solicitado a extradição de Robinho. A Constituição brasileira, contudo, não prevê a possibilidade de extraditar cidadãos natos e, por isso, a Justiça italiana decidiu requerer o cumprimento da sentença.

Na prática, portanto, o STJ analisará se a condenação pode ser reconhecida e executada no Brasil. O relator do caso é o ministro Francisco Falcão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo