Mundo

Lula defende diálogo com a Venezuela, chama Guaidó de ‘impostor’ e pede relação além do comércio

O petista exaltou políticas sociais executadas pelo chavismo e lamentou o ‘preconceito’ contra Caracas

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) defendeu nesta segunda-feira 29 a retomada de relações com a Venezuela, após encontro em Brasília com o presidente Nicolás Maduro. Os chefes de Estado assinaram nesta manhã uma série de acordos de cooperação.

“É um prazer te receber aqui. É difícil conceber que tenham passado tantos anos sem que mantivésssemos diálogo com autoridades de um país amazônico e com o qual compartilhamos uma extensa fronteira”, afirmou o petista em pronunciamento.

Lula se referiu a Maduro e ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez como “companheiros” e chamou de “impostor” Juan Guaidó, autoproclamado presidente do país.

“Penso, companheiro Maduro, que este novo tempo não vai superar todos os obstáculos que você tem sofrido ao longo desses anos”, prosseguiu. “Briguei muito com companheiros social-democratas europeus e pessoas dos Estados Unidos. Achava a coisa mais absurda do mundo para as pessoas que defendem a democracia negar que você era presidente da Venezuela, tendo sido eleito pelo povo, e o cidadão que foi eleito deputado [Guaidó fosse reconhecido como presidente da Venezuela.”

Segundo Lula, o “preconceito” contra a Venezuela ainda é um problema. Ele mencionou, por exemplo, alegações de bolsonaristas de que o Brasil seguiria os passos de Caracas após as eleições de 2022.

O petista também defendeu as políticas sociais implementadas pelo chavismo e pediu que as relações entre Brasil e Venezuela não sejam apenas comerciais, mas de ordem “cultural, econômica, de ciência e tecnologia, entre as nossas juventudes e as nossas universidades”.

“Pode ser feita inclusive com as nossas Forças Armadas trabalhando juntas na fronteira para combater o narcotráfico.”

Maduro desembarcou em Brasília na noite do domingo 28, acompanhado da esposa Cilia Flores, para participar, nesta terça 30 do encontro de presidentes de países da América do Sul. Nas redes sociais, o presidente venezuelano agradeceu “pela calorosa acolhida” e citou o desenvolvimento de uma agenda diplomática que reforce “a união dos povos do continente”.

O encontro entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os mandatários devem avançar no processo de “normalização das relações bilaterais”. Entre os temas em pauta está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares.

Dados do governo brasileiro indicam que o comércio bilateral com a Venezuela alcançou cerca de 1,7 bilhão de dólares em 2022, com exportações brasileiras de 1,3 bilhão de dólares e importações de quase 400 milhões de dólares.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo