Economia

Lula confirma intenção de criar novo Ministério da Pequena e Média Empresa

Nova pasta poderá ser criada na iminente reforma ministerial, negociada pelo governo com PP e Republicanos

Brasília (DF), 29.08.2023 - Presidente Lula é entrevistado por Marcos Uchoa no programa Conversa com o Presidente, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Imagem: Canal Gov
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende criar o 38º ministério do atual governo. Durante o programa “Conversa com o Presidente”, nesta terça-feira 29, o presidente afirmou que deseja criar o Ministério da Pequena e Média Empresa.

“Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais”, afirmou Lula.

Segundo o presidente, a pasta se faz necessária para “que se tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”.

A ideia, insiste o petista, é valorizar os empreendedores individuais. “Quero valorizar muito as cooperativas e quero valorizar muito a pequena e média empresa, porque ela gera 60% ou 70% do emprego deste país”, afirmou. “Quanto melhor estiver a pequena empresa, melhor está a grande empresa, melhor está o salário, melhor a vida do povo”, pontuou Lula.

A ideia, aliás, já tinha sido ventilada por Lula na campanha presidencial do ano passado. Ainda no primeiro turno das eleições de 2022, Lula prometeu criar um ministério para pequenas e médias empresas, em discurso para empresários em São Paulo (SP).

Em janeiro, o Sebrae divulgou um estudo baseado em dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontando que, em 2022, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) geraram quase 1,8 milhão de novos postos de trabalho no país. O número, segundo a entidade, representou boa parte dos mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada criados no país em 2022.

Reforma Ministerial

Nos últimos dias, um dos destaques da agenda política é o conjunto de articulações para que o governo federal promova uma reforma ministerial

No Palácio do Planalto, é dado como certo que a reforma deverá beneficiar, sobretudo, partidos ligados ao Centrão, como PP e Republicanos.

Nomes como os dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Carlos Fávaro (Agricultura), Márcio França (Portos e Aeroportos) vêm sendo cogitados para serem substituídos no governo. A nova pasta também deve servir, portanto, para abrir os novos integrantes do governo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo