Política
Lula comparecerá a premiação de Chico Buarque em Portugal
Artista receberá prêmio Camões que Jair Bolsonaro se recusou a assinar diploma para entrega
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar da premiação do músico Chico Buarque em Portugal.
O artista receberá o Prêmio Camões, principal homenagem da literatura de língua portuguesa, em uma cerimônia na sede do governo português em 24 de abril.
O presidente português, Marcelo Rebelo, também deverá estar presente no evento.
Chico recebeu a honraria ainda em 2019, porém o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a assinar o diploma para a entrega do prêmio.
Após o bolsonarista afirma que só assinaria o documento após o término de seu segundo mandato à frente da Presidência da República, Chico Buarque afirmou que “a não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um 2º Prêmio Camões”.
Lula também aproveitará a viagem para participar das comemorações da Revolução dos Cravos, em 25 de abril, movimento popular que pôs fim a ditadura portuguesa em 1974.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Vou assinar o Prêmio Camões de Chico Buarque e estarei em Lisboa com ele, diz Lula
Por CartaCapital
Sem música de protesto, show de Chico Buarque é para distensionar
Por Augusto Diniz



