Mundo
Lula chega à Bruxelas para cúpula Celac-EU
Cúpula deverá abordar temas sobre mudanças climáticas, comércio e segurança internacional


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste domingo 16 à Bruxelas, capital da Bélgica. Nesta segunda, o líder brasileiro participa da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac, e da União Europeia.
O encontro reúne líderes de mais de 60 países e ocorre entre a segunda 17 e a terça 18. No primeiro dia, Lula participa de um fórum empresarial com representantes de ambos os blocos e a tarde atendera a sessão de abertura da cúpula.
Segundo agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula terá oito reuniões bilaterais, sendo uma delas um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A expectativa é de que sejam discutidos temas como a mudança climática, transição digital, segurança e crime transnacional e comércio com foco no desenvolvimento sustentável
O Brasil havia deixado a Celac durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O retorno ao grupo ocorreu neste ano por convite do presidente da Espanha, Pedro Sánchez.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.