Mundo
Lula chega à Bruxelas para cúpula Celac-EU
Cúpula deverá abordar temas sobre mudanças climáticas, comércio e segurança internacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste domingo 16 à Bruxelas, capital da Bélgica. Nesta segunda, o líder brasileiro participa da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac, e da União Europeia.
O encontro reúne líderes de mais de 60 países e ocorre entre a segunda 17 e a terça 18. No primeiro dia, Lula participa de um fórum empresarial com representantes de ambos os blocos e a tarde atendera a sessão de abertura da cúpula.
Segundo agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula terá oito reuniões bilaterais, sendo uma delas um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A expectativa é de que sejam discutidos temas como a mudança climática, transição digital, segurança e crime transnacional e comércio com foco no desenvolvimento sustentável
O Brasil havia deixado a Celac durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O retorno ao grupo ocorreu neste ano por convite do presidente da Espanha, Pedro Sánchez.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



