Política

Lula ironiza programa de Bolsonaro: ‘Prometeu Casa Verde e Amarela, mas não fez casa, nem pintou’

O ex-presidente tornou a prometer a volta do Minha Casa, Minha Vida, o programa habitacional lançado durante os governos do PT

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) tornou a prometer nesta quarta-feira 31 a volta do seu conhecido programa habitacional, o Minha Casa Minha Vida. Em entrevista à rádio Clube do Pará, o petista alfinetou Jair Bolsonaro (PL) sobre as mudanças na política de casas populares no País.

“Vamos retomar o Minha Casa Minha Vida porque o cidadão que está aí prometeu umas casas verde e amarela e não fez casa, nem pintou de verde e amarelo”, alfinetou Lula, em referência ao Casa Verde e Amarela, o programa habitacional que substituiu o MCMV.

Segundo Lula, seu programa habitacional estará incluído em um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que, conforme reforçou, precisará ser revisto e aperfeiçoado. “Queremos retomar e aperfeiçoar o PAC. […] O governo vai ser o indutor do desenvolvimento. Esse País não vai ficar parado.”

A promessa de retomada do Minha Casa, Minha Vida já havia sido feita recentemente por Lula. Na ocasião, ele também reforçou que pretende se aliar a governadores para garantir que as obras saiam do papel.

Nesta quarta, citou que, se for preciso, abrirá linhas de crédito do BNDES para um programa de construção das moradias. Na conversa, ele justificou a medida alegando não se tratar de ‘um gasto’, mas sim de ‘um investimento’. Conforme explicou, ao iniciar as obras, além das moradias populares para quem precisa, conseguirá gerar novos empregos na construção e um maior fluxo no comércio.

Ainda na entrevista com a rádio, Lula também criticou Bolsonaro por mentir sobre a autoria da transposição do rio São Francisco. Ele defende que a maior parte das obras foi feita antes da gestão do ex-capitão, em especial, nas administrações petistas.

“O Bolsonaro só sabe mentir descaradamente. Ele vai num debate e mente. No programa de TV ele colocou que foi ele que levou água pro povo do Nordeste beber e pra ajudar as mulheres pobres do Nordeste. Esse cara tem a desfaçatez de contar essa mentira sem nenhum critério de vergonha com o povo”, criticou.

“Ele sabe que a transposição do Rio São Francisco, que o D. Pedro queria fazer, 88% da obra foi feita por mim e pela Dilma, o Temer fez 7,5% e o Bolsonaro fez menos do 5%. Ele vende a ideia como se fosse ele que levou”, completou Lula em seguida.

Ao fim da conversa, o ex-presidente também reforçou sua análise sobre o viés eleitoreiro do aumento do Auxílio Brasil. Conforme destacou, além de eleitoreiro, o programa também não está sendo feito da forma correta. “O papel do estado é ajudar pessoas mais necessitadas mesmo. Mas tem que ter programa sério, não pode ser ocasional”, disse.

“Tem que ter várias políticas, não é só um auxílio emergencial. Tem que gerar emprego, fazer casas, cisternas, luz para todos…ajudar o pequeno e médio produtor…É preciso que tenha um conjunto de medidas e programas para que o País dê certo. Mas esse cara não sabe. E não sabe porque nunca conversou com sindicalistas, professores, reitores”, acrescentou em nova crítica ao ex-capitão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo