Política

Lira se reúne com embaixador chinês e diz que governo ‘não é apenas o Executivo’

Em carta e durante encontro virtual, o presidente da Câmara pediu apoio da China para a importação de insumos das vacinas

Foto: Reprodução/TV Justiça
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), escreveu uma carta endereçada ao governo chinês para pedir um “olhar amigo, humano, solidário” da potência asiática com o Brasil, que enfrenta a pior fase da pandemia de coronavírus desde o início da crise.

Nesta terça-feira 9, Lira se reuniu virtualmente com o embaixador chinês Yang Wanming para reforçar o pedido de insumos para a produção de vacinas, assim como “todo o apoio que este grande parceiro da China precisa.”

A China ainda detém a exportação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) referente aos imunizantes da Coronavac, desenvolvida em conjunto com o Instituto Butantan, e da AstraZeneca, manufaturada pela Fiocruz no Brasil.

Para marcar sua posição antagonista à linha de ataques ao governo chinês, sustentada pelo chanceler Ernesto Araújo e outros alinhados à ala mais radical do bolsonarismo, Lira acrescentou que “o governo brasileiro não é apenas o Executivo, mas também o Legislativo e o Judiciário”.

O presidente da Casa apontou a exportação agrícola como um sinal de que o Brasil também se coloca como essencial para os chineses. “Faço esse apelo para que salvemos vidas de brasileiros – brasileiros que alimentam e salvam vidas de chineses com nossa produção agrícola.”, escreveu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo