CartaExpressa

Lira contraria Bolsonaro e diz não ver espaço na PEC dos Precatórios para bancar reajuste de servidores

O presidente da Câmara pediu ‘fidedignidade ao que foi acertado nas discussões de plenário’

O presidente da Câmara, Arthur Lira. Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contradisse nesta quinta-feira 18 o presidente Jair Bolsonaro sobre a utilização da PEC dos Precatórios para bancar o reajuste dos servidores públicos federais. O texto já foi avalizado pelos deputados e será submetido aos senadores.

“Não vi esse espaço, não conheço esse espaço. Os números apresentados pela Economia para a Câmara não previam esse aumento”, afirmou Lira em entrevista coletiva. “Penso que aquele portfólio de custos que foi amplamente divulgado para a imprensa possa ser honrado, para que a gente tenha a fidedignidade do que foi acertado nas discussões de plenário e seja mantido na votação da PEC.”

Na última terça-feira 16, Bolsonaro declarou em Manama, no Bahrein, que o governo reajustará os salários de todos os servidores públicos federais no ano que vem, caso o Senado aprove a PEC dos Precatórios.

“A inflação chegou a dois dígitos, então conversei com Paulo Guedes. Em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles merecem, mas é o que nós podemos dar. A todos os servidores federais, sem exceção”, afirmou o ex-capitão.

No Senado, a PEC dos Precatórios é relatada pelo líder do governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), que pretende fazer poucos ajustes em relação ao texto aprovado pela Câmara. Nos últimos dias, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), José Aníbal (PSDB-SP) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) apresentaram versões alternativas.

“Eu espero que o texto tenha a sua aprovação mantida em 95, 96%. A Câmara já trabalhou muito neste ano, já votou muitas matérias difíceis, espero não ter mais uma vez esse trabalho. Mas, se tiver, temos que estar prontos para terminar a votação dessa PEC”, disse ainda Lira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.