Política

Líder do governo destinou emendas para favorecer negócio próprio, diz Procuradoria

A ação do MPF no Paraná também apura a prática de tráfico de influência em órgãos municipais e estaduais

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal no Paraná move uma ação por crime de improbidade contra o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara. A ação analisa a prática de tráfico de influência em órgãos municipais e estaduais e a destinação de verba pública de emendas parlamentares para favorecer empreendimento imobiliário em que Barros teria comissão de 1% dos lotes.

Os negócios suspeitos também envolvem a ex-governadora do Paraná Cida Borghetti, esposa e sócia de Barros. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Juntos, Barros e Cida teriam praticado ilegalidades no licenciamento ambiental do empreendimento junto ao Instituto Ambiental do Paraná e ao Instituto das Águas do Paraná.

A acusação sustenta que, por influência do casal, as autoridades ambientais deixaram de exigir a elaboração de projeto de sistema de tratamento de efluentes para o loteamento. Ainda há indícios de irregularidades em vistorias e outorgas, além de interferências documentais nos procedimentos ambientais.

A ação também apura a prática de desvio de emendas parlamentares. Consta nos autos que Barros e Cida se aproveitaram do exercício dos mandatos na Câmara, entre 2013 e 2018, para destinar verbas para a obra do Contorno Sul de Maringá, que beneficiaria os participantes do negócio imobiliário.

“Utilizaram-se do capital e prestígio político, para exercerem influência e negociarem com os demais parlamentares pela inclusão da referida obra nas Emendas de Bancada do Paraná durante tal período”, argumenta a Procuradoria, conforme o relato da Folha.

Inicialmente, a ação foi distribuída para a 2ª Vara Federal em Maringá, mas um juiz federal de 1ª instância, Marcos Cesar Romeira Moraes, determinou a remessa do caso para a Justiça estadual do Paraná, por entender que não havia indícios de ilegalidade em âmbito federal relacionada à atividade dos acusados como deputados.

A Procuradoria recorreu ao TRF-4 e aguarda a decisão sobre a esfera em que o processo tramitará.

Em nota, Barros e Cida negam a prática de atos de improbidade e dizem que a Justiça reconheceu que suas operações imobiliárias foram legítimas. “A Justiça Federal, em decisão de dezembro de 2020, considerou manifestamente improcedente a acusação de tráfico de influência e rejeitou ação. O Ministério Público Federal não possui competência sobre os demais temas abordados. Não houve irregularidade alguma e o deputado Ricardo Barros repudia, mais uma vez, o ativismo político do Ministério Público”, diz o texto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo