Política

assine e leia

Licitações federais de helicópteros contemplam empresa que driblou editais

A empresa Flyone também é suspeita de ter pagado propina

O coronel Silva ocupa a Secretaria de Saúde Indígena, uma das áreas que contrataram os serviços do ex-piloto Telles - Imagem: Casa Civil/PR e Redes sociais
Apoie Siga-nos no

A finada CPI da Covid expôs no ano passado histórias estranhas com militares no tema “compras governamentais”. O então presidente da comissão, senador Omar Aziz, chegou a apontar um “lado podre” das Forças Armadas, motivo de dura reação pública do ministro da Defesa, o general da reserva Walter Braga Netto, cotado para ser vice na chapa reeleitoral de Jair Bolsonaro. Longe dos olhos da comissão, a Secretaria de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente, ambos comandados por fardados (no ICMBio, a farda era da PM), realizaram duas licitações que certamente não surpreenderiam Aziz, a julgar por uma espécie de dossiê que circula em Brasília.

As licitações em questão somavam inicialmente 258 milhões de reais e terminaram, em razão da disputa de menor preço entre os competidores, em 201 milhões. O objetivo dos contratantes era encontrar fornecedores de helicópteros, uma espécie de aluguel. No ICMBio, as aeronaves combateriam incêndios e queimadas no Sudeste e no Centro-Oeste e levariam cargas e servidores. Foram escolhidas duas empresas, um negócio total de 61 milhões de reais, 13 milhões a menos do que o previsto no edital. O chefe do instituto à época dos fatos era o coronel da PM paulista Fernando Lorencini. Na área indígena, os helicópteros transportariam moradores de Distritos Sanitários Especiais Indígenas e funcionários. Foram selecionadas sete firmas, por 140 milhões de ­reais, 44 milhões a menos do que o estimado no edital. A Secretaria de Saúde Indígena é comandada por um coronel do Exército, Robson Santos da Silva, desde fevereiro de 2020.

Os equipamentos da Flyone não atendiam aos requisitos do edital, ainda assim a empresa levou os contratos

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo