Política
Lewandowski afasta direção e determina intervenção na Penitenciária Federal em Mossoró
Ministro determinou a revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais


O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou nesta quarta-feira 14 o afastamento imediato da atual direção da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Além disso, o ministro escalou um interventor para comandar a gestão da unidade.
O policial penal federal que assumirá o presídio já está na cidade. Ele embarcou para o local, na tarde desta quarta-feira, com o Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia.
As mudanças ocorrem após a fuga de dois presos da penitenciária. É a primeira vez que uma fuga do tipo ocorre em uma unidade prisional de segurança máxima no País.
O nome dos fugitivos foi incluído no Sistema de Difusão Laranja da Interpol e no Sistema de Proteção de Fronteiras, para que sejam procurados pela comunidade policial internacional.
Revisão de protocolos
Mais cedo, Lewandowski determinou a revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais.
Além da unidade potiguar, as demais penitenciárias estão localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília.
Entre as determinações de Lewandowski também está a mobilização de policiais rodoviários federais para dar suporte à recaptura dos presos por meio da realização de monitoramento nas rodovias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lewandowski manda revisar protocolos após fuga de presos no Rio Grande do Norte
Por Wendal Carmo
Deputado quer convocar Lewandowski para explicar fugas inéditas na segurança máxima
Por Wendal Carmo