Política

Leia a íntegra do depoimento de Baptista Jr., que aponta participação direta de Bolsonaro em trama golpista

Os ex-ministros Augusto Heleno e Paulo Sergio Nogueira de Oliveira também aparecem no depoimento do ex-chefe da FAB como dois dos supostos articuladores da tentativa de golpe

O ex-comandante da Força Aérea Brasileira, Carlos de Almeida Baptista Júnior, e o ex-presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia militar de promoção de Graduados do Quadro Especial de Sargentos (QESA), na Base Aérea de Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O depoimento do ex-comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, à Polícia Federal desponta como o mais revelador entre os 27 relatos tornados públicos nesta sexta-feira 15 pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

O documento integra a investigação da trama golpista gestada no governo de Jair Bolsonaro (PL) e revela a digital do ex-capitão na confecção da minuta golpista. O militar deixa claro, em diferentes trechos, que Bolsonaro articulou, pessoalmente, para convencer as Forças Armadas e outros agentes políticos a promoverem uma ruptura democrática.

Em um dos trechos, Baptista Jr. diz que Bolsonaro chegou a ser alertado que, caso insistisse na trama, receberia voz de prisão. Segundo o militar, o único do alto comando das Forças a embarcar no plano foi o almirante Almir Garnier, à época, chefe da Marinha.

Garnier foi questionado sobre a acusação pelos policiais, mas optou por ficar em silêncio. Bolsonaro também não respondeu as perguntas dos investigadores.

O depoimento do ex-chefe da FAB revelado nesta sexta-feira, além de implicar Bolsonaro e Garnier, também aponta as participações de Augusto Heleno (ministro do GSI) e de Paulo Sergio Nogueira de Oliveira (ministro da Defesa) nas tratativas lideradas por Bolsonaro para tentar se manter no poder.

Em um dos trechos, o tenente-brigadeiro do Ar chega a dizer que Heleno ficou ‘atônito’ ao saber que o então comandante da Aeronáutica se recusava a participar da tentativa de golpe. O outro trecho, sobre o ministro da da Defesa, revela que ele deu a entender que, a pedido de Bolsonaro, lideraria uma reunião em sua pasta para apresentar aos militares uma minuta que “impediria a posse do novo governo eleito”.

Assim como Garnier e Bolsonaro, os dois acusados optaram pelo silêncio diante dos investigadores da PF.

Abaixo é possível ler a íntegra do depoimento de Baptista Junior que coloca o ex-presidente Jair Bolsonaro no centro da trama golpista investigada no Supremo Tribunal Federal:

T DEP BAPTISTA JUNIOR OK

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo