Justiça
Leia a decisão de Moraes que ordena prisão definitiva de Zambelli e pede início de extradição
A deputada bolsonarista fugiu para a Itália após a condenação a dez anos de prisão


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes ordenou, neste sábado 7, o início do cumprimento da prisão definitiva da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), condenada a dez anos de prisão no caso da invasão a um sistema do Conselho Nacional de Justiça.
Ele também mandou enviar ao Ministério da Justiça os documentos necessários para formalizar o pedido de extradição da parlamentar, que fugiu para a Itália após a sentença.
Comunicou, por fim, ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que a Casa deve declarar a perda do mandato da deputada. No julgamento, em maio, prevaleceu o entendimento determinava a extinção automática do mandato. Aliados da bolsonarista, contudo, rejeitam essa leitura.
Leia a íntegra da decisão:
MoraesApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.