Política

Lava Jato: Faustão confirma troca de mensagem com o ex-juiz Sérgio Moro

Apresentador procurou o ex-juiz Sérgio Moro para parabenizar a Lava Jato e aconselhou que a equipe melhorasse a comunicação

Apoie Siga-nos no

O apresentador da TV Globo, Fausto Silva, o Faustão, também aparece entre as mensagens trocadas pelo então juiz Sérgio Moro e o coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol. Em um trecho da matéria publicada pela Veja nesta sexta-feira 5, a primeira da parceria com o site The Intercept Brasil, Moro comenta com Dallagnol que havia sido procurado pelo apresentador Fausto Silva.

“Ele disse que vocês nas entrevistas ou nas coletivas precisam usar uma linguagem mais simples. Para todo mundo entender. Para o povão. Disse que transmitiria o recado. Conselho de quem está a (sic) 28/anos na TV. Pensem nisso”, disse o juiz ao procurador. Segundo a Veja, o apresentador confirmou o encontro e o teor da conversa entre ele e Moro.

De acordo com a Veja, a equipe de jornalismo entrou em contato com 649.551 mensagens para elaborar a reportagem divulgada nesta sexta-feira e que ganha destaque na capa da versão impressa da publicação, acompanhada da manchete: “Justiça com as próprias mãos”. Segundo o veículo, as novas mensagens publicadas tornam o caso ainda mais grave.

A Veja entende que os conteúdos mostram que Moro era o condutor das denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal. Além disso, os diálogos mostram que decisões foram tomadas antes mesmo de serem apresentadas, o que revela uma relação promíscua entre acusadores e o julgador. Para a revista, os vazamentos são suficientes para suspender Sérgio Moro e anular todos os seus atos no processo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar