Política

Lava Jato: Câmara aprova ida de Greenwald para esclarecer vazamentos

Além de esclarecer vazamentos, a Comissão analisará as ameaças sofridas pelo jornalista e por seu marido

Glenn Edward Greenwald, advogado e jornalista norte-americano. Um dos fundadores do The Intercept
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Deputado aprovou, nesta terça-feira 18, o requerimento para que o jornalista Glenn Greenwald compareça na Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da casa para esclarecer as denúncias envolvendo juízes e procuradores brasileiros no âmbito da Operação Lava Jato.

A data ainda não foi definida, mas deverá ser escolhida pelo presidente da Comissão nos próximos dias. O pedido, feito pelo deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), foi motivado também pelas ameaças relatadas pelo deputado David Miranda (PSOL-RJ), marido de Glenn. “A Comissão tem a missão institucional de apurar a origem das intimidações e que não há qualquer obstrução da legislação diante dos fatos apresentados pelo jornalista. Não há configuração de crime porque as revelações vêm sendo feitas no exercício da liberdade de imprensa”, defendeu.

 

Em entrevista à Agência Pública, Greenwald se pronunciou sobre as ameaças sobre ele e seu parceiro. “Eu e meu marido estivemos juntos no caso do Snowden e nós lutamos contra os governos mais poderosos do mundo e a CIA, NSA, Reino Unido… Estávamos sendo ameaçados o tempo todo. Então, nós já conhecemos essas questões muito bem”, disse.

No último dia 12, deputados do PSL chegaram a apresentar requerimento para convocar o editor do portal, mas o pedido foi retirado de pauta, em uma articulação política de última hora, após os autores do convite receberem o apoio de deputados da oposição.

Perdeu a Operação Tabajara da bancada da bala pra tentar intimidar o jornalista do The Intercept Brasil? Então veja os "melhores" momentos!

Posted by Marcelo Freixo on Friday, June 14, 2019

Segundo o conteúdo do The Intercept Brasil, Moro deu orientações ao procurador Deltan Dallagnol na acusação do processo do tríplex do Guarujá, que resultou na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-juiz chegou a zombar dos advogados do réu, chamando suas manifestações de “showzinho da defesa”. O ato é questionado por juristas, devido à falta de imparcialidade do então juiz ao conduzir o caso. Com as denúncias, abriu-se brechas para a anulação da operação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo