Política

Justiça suspende nomeação de cunhada de ex-secretário de Bolsonaro para Casa Rui Barbosa

Liminar afasta Fabiane Monteiro imediatamente do cargo e suspende também o seu pagamento; para o MPF, ela não tem os atributos necessários para o posto

Jorge Seif e Bolsonaro durante live. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Justiça Federal suspendeu, nesta terça-feira, a nomeação de Fabiane dos Santos Monteiro para o cargo de chefe da Divisão de Difusão Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa. Com apenas o ensino médio, Fabiane foi indicada ao cargo por Gilson Machado Neto, ministro do Turismo do governo Bolsonaro, em janeiro. Ela também é cunhada do ex-secretário da Pesca, Jorge Seif (PL), que atualmente disputa o Senado por Santa Catarina.

A liminar afasta Fabiane imediatamente do cargo e suspende também o seu pagamento. A União, a Fundação Casa Rui Barbosa e Fabiane Monteiro têm um prazo de 15 dias para apresentarem contestação.

A irmã de Fabiane, Catiane, que é casada com Jorge Seif, já havia sido indicada para o cargo de gerente de integridade e integração da Embratur.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Fabiane Monteiro não tinha os atributos necessários para o cargo. Antes de ajuizar a ação, o MPF diz ter enviado um ofício ao Ministério questionando-o sobre a nomeação da mulher. A pasta informou, na época, que a considerava capacitada para o posto.

Nomeada no dia 12 de janeiro para o posto, Fabiane Monteiro não tem ensino superior e sua experiência profissional limita-se à função de assessora de clientes em loja de varejo, auxiliar judiciário e coordenadora de telemarketing, conforme apontado pelo MPF.

“Não pode o agente político, não sem transgredir a ordem jurídica posta, sob evocação generalista pautada em critérios de conveniência e oportunidade, utilizar-se de seu poder discricionário para divorciar-se da persecução do interesse público”, apontou a juíza Federal Itália Maria Zimardi Areas Poppe Bertozzi, ao conferir a liminar.

A defesa de Fabiane Monteiro foi procurada, mas não se manifestou. O espaço segue aberto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo