Justiça
Justiça manda espólio de Olavo de Carvalho indenizar Jean Wyllys por fake news
O caso, de 2020, envolve alegações falsas sobre Adélio Bispo, autor da facada em Jair Bolsonaro


A Justiça do Rio de Janeiro confirmou a decisão que condena o espólio do guru do bolsonarismo Olavo de Carvalho (1947-2022) a indenizar Jean Wyllys por divulgar notícias falsas que ligavam o ex-deputado federal a Adélio Bispo, autor da facada em Jair Bolsonaro (PL) em 2018.
A ordem da 17ª Câmara de Direito Privado rejeita um recurso do espólio de Olavo e mantém a indenização de 25 mil reais — montante que passará por correção monetária.
Segundo a ação, Olavo compartilhou no Facebook insinuações de que Wyllys teria se encontrado com Adélio antes do atentado contra Bolsonaro.
Para o relator do recurso, desembargador Wilson do Nascimento Reis, resta evidente que Olavo “fez menção lesiva à imagem e à honra do autor, uma vez que reproduziu de forma consciente e imprudente conteúdos manifesta e comprovadamente falsos e ofensivos que lhe imputavam o cometimento de gravíssimos crimes”.
A 17ª Câmara publicou o acórdão na última quinta-feira 17.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Vereador propõe nomear escola de Curitiba em homenagem a Olavo de Carvalho
Por CartaCapital
Governador de Sergipe aprova Dia do Conservadorismo e homenagem a Olavo de Carvalho
Por Wendal Carmo
Justiça manda remover post que acusa Jean Wyllys de planejar facada em Bolsonaro
Por CartaCapital