Justiça

Justiça Eleitoral derruba segunda cassação de governador de Roraima

A pena contra Antonio Denarium havia sido determinada em dezembro passado e está relacionada à execução de reformas nas casas de eleitores roraimenses por meio do programa “Morar Melhor”, em 2022

Justiça Eleitoral derruba segunda cassação de governador de Roraima
Justiça Eleitoral derruba segunda cassação de governador de Roraima
O governador de Roraima, Antonio Denarium. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima voltou atrás e derrubou a segunda cassação do governador Antonio Denarium (PP) em julgamento nesta segunda-feira 11. O político foi condenado à cassação em outros dois processos por abuso de poder nas eleições de 2002, mas segue no cargo até os recursos serem julgados.

A pena havia sido determinada em dezembro passado e está relacionada à execução de reformas nas casas de eleitores roraimenses por meio do programa “Morar Melhor”, em 2022. À época, foram quatro votos favoráveis à cassação e três contrários.

A anulação só ocorreu diante de um pedido da defesa de Denarium, que questionou uma mudança de voto na relatoria do caso. Isso porque, no primeiro julgamento, o juiz Diego do Carmo ocupava a relatoria do caso e havia votado apenas pela aplicação de multa.

Contudo, ao retornar para o TRE, o juiz Felipe Bouzada mudou o voto e reverteu a decisão, votando pela cassação do mandato. O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela derrubada da pena.

A anulação foi aprovada por quatro votos a três. Com a anulação, o tribunal decidiu apenas pela aplicação de multa de 100 mil reais contra o governador. A defesa de Danarium ainda não comentou a decisão.

Histórico

Denarium foi cassado por três vezes em 2023. Em agosto ele foi condenado por distribuir cestas básicas no período eleitoral e em dezembro, por executar reformas nas casas de eleitores.

Bolsonarista, Denarium foi reeleito em 2022 para um segundo mandato com mais de 163 mil votos. Antes de assumir o primeiro mandato, em 2018, ele era empresário do agronegócio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo