Política
Justiça Eleitoral barra candidatura a vereador de Anthony Garotinho no Rio
Ainda cabem recursos ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Tribunal Superior Eleitoral


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio indeferiu a candidatura do ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) a vereador no Rio de Janeiro. A decisão foi assinada pela juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo nesta segunda-feira 9.
A magistrada entendeu que o ex-governador está inelegível por um período de oito anos, devido a uma condenação por improbidade administrativa em 2018. Ele foi condenado por um suposto esquema que teria desviado 234,4 milhões de reais da Secretaria Estadual de Saúde.
Garotinho tinha sido liberado a concorrer após o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspender os efeitos de uma decisão da Justiça Eleitoral que impedia o ex-governador de participar do pleito.
O caso analisado por Zanin tratava da Operação Chequinho, que investigou a compra de votos em troca de um benefício social. A anulação aconteceu pois, em 2022, um dos denunciados na operação teve a condenação anulada pelo Supremo.
O novo pedido de impugnação partiu da promotora Rosemery Duarte Viana. Ela defendeu que o ex-governador também foi condenado na ação que investigou sua atuação no projeto “Saúde em Movimento”.
Na época ele era secretário de Saúde e Rosinha Garotinho, sua esposa, a governadora do Rio. “Não se pode deixar de enfatizar a gravidade da conduta do Impugnado, que envolveu a dispensa indevida de licitação e desvio de recursos públicos para fins particulares”, escreveu a promotora em seu pedido.
Ainda cabem recursos ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Tribunal Superior Eleitoral.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MPE pede impugnação da candidatura de Anthony Garotinho
Por Marina Verenicz
Zanin suspende condenação e Garotinho poderá concorrer às eleições
Por Wendal Carmo
TSE nega aplicação de indulto natalino de Bolsonaro para Anthony Garotinho
Por Marina Verenicz