Justiça

Justiça determina novas eleições para prefeito no RN; entenda o caso

As chapas vencedoras em Itaú e Ouro Branco foram cassadas. A nova votação ocorrerá em 17 de maio

Justiça determina novas eleições para prefeito no RN; entenda o caso
Justiça determina novas eleições para prefeito no RN; entenda o caso
Foto: EBR/Reprodução
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte determinou a realização de novas eleições para prefeito nos municípios de Itaú e Ouro Branco, após a cassação das chapas vencedoras no pleito de 2024.

A Corte marcou as votações para 17 de maio. Como ambas as cidades têm menos de 200 mil eleitores, não há possibilidade de segundo turno.

Em Itaú, o prefeito reeleito Dr. André Júnior (PP) e seu vice Paulinho (MDB) foram cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico em dois eventos promovidos pela prefeitura em 2024.

Em um dos eventos, voltado ao Dia das Mães, mais de 800 mulheres foram recebidas em um café da manhã e concorreram a 300 brindes “de valor significativo”, segundo o TRE-RN. O prefeito já era pré-candidato à reeleição.

Já no evento “Arraiá do Zé Padeiro”, houve um show do cantor Rey Vaqueiro, contratado por 120 mil reais com recursos públicos. O TRE concluiu que houve desvirtuamento para promoção do prefeito.

Em vídeo nas redes sociais, André Júnior disse receber “com serenidade” a decisão da Justiça Eleitoral e afirmou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral.

No caso de Ouro Branco, o prefeito Samuel Souto (PL) e o vice Dr. Araújo (PP) foram cassados por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. Um evento de Dia das Mães em 2024 também levou o caso à Justiça Eleitoral. Samuel ainda não se pronunciou publicamente sobre a decisão. O espaço segue aberto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo