Justiça

Justiça arquiva pedido de investigação de Lira contra Felipe Neto

Influenciador chamou o presidente da Câmara de ‘excrementíssimo’

Justiça arquiva pedido de investigação de Lira contra Felipe Neto
Justiça arquiva pedido de investigação de Lira contra Felipe Neto
Presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o influenciador Felipe Neto. Fotos: Marina Ramos/Câmara dos Deputados e Instagram/Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Justiça Federal determinou, nesta sexta-feira 5, o arquivamento de um pedido de investigação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra o youtuber Felipe Neto por ter sido chamado de “excrementíssimo”.

O caso que ocorreu em 23 de abril, durante o simpósio Regulação de Plataformas Digitais, realizado na Câmara. Na ocasião, o youtuber criticou Lira ao mencionar o engavetamento do PL das Fake News.

“É preciso que a gente fale mais, se comunique mais, fale mais com o povo, convide mais o povo para participar”, defendeu Neto. “É preciso, fundamentalmente, que a gente altere a percepção em relação ao que é um Projeto de Lei como o 2.630, que foi infelizmente triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira.”

O juiz federal Antônio Claudio Macedo da Silva, da 10ª Vara Federal, atendeu a um pedido do Ministério Público Federal. O MPF entendeu que não havia indícios de crime.

“De fato, o comentário foi infeliz e revela-se de extremo mau gosto, porém, não há de ser considerado um ato criminoso“, disse a decisão. Segundo o juiz, não ficou demonstrado a “intenção específica de ofender a honra alheia”.

Nas suas redes sociais, Felipe Neto comemorou a decisão. “Lira, vc pode ser o todo poderoso hoje, mas tem q comer mto arroz com feijão pra me intimidar”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo