Justiça

Juíza dá direito de resposta a Nunes contra Marçal por bandeira na Paulista

O caso envolve acusações de que funcionários da prefeitura teriam produzido e exibido uma faixa contrária ao ex-presidente Jair Bolsonaro

Juíza dá direito de resposta a Nunes contra Marçal por bandeira na Paulista
Juíza dá direito de resposta a Nunes contra Marçal por bandeira na Paulista
Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB). Fotos: Rovena Rosa/Agência Brasil e Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A juíza eleitoral Claudia Barrichello concedeu direito de resposta ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) contra Pablo Marçal (PRTB), seu adversário na disputa pela prefeitura de São Paulo, por acusações de que funcionários da gestão municipal teriam produzido e exibido uma faixa contrária ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no ato de 7 de Setembro.

Com isso, o influenciador terá de publicar um vídeo de Nunes em seus perfis nas redes sociais. O conteúdo deve permanecer disponível pelo mesmo tempo e ter o mesmo impulsionamento dado por Marçal na publicação com as acusações. O descumprimento da ordem pode ocasionar multa – o valor ainda não foi definido.

Na semana passada, Barrichello já havia mandado remover o material das redes sociais. Ao conceder o direito de resposta, nesta segunda-feira 16, a magistrada considerou ter havido a divulgação de “informação sabidamente inverídica”.

Também avaliouque a publicação possui caráter injurioso, à medida que acusa Nunes, “de forma indireta, da prática de improbidade administrativa”.

A campanha de Nunes chegou a registrar um boletim de ocorrência para investigar os responsáveis pela faixa na Avenida Paulista. Trata-se de mais um capítulo da briga entre ele e o influenciador pelo capital político de Bolsonaro na capital.

No vídeo, Marçal disseminava a versão de que o material teria sido confeccionado por funcionários da prefeitura, a mando de Nunes. A faixa dizia: ““Bolsonaro parou. Marçal começou. Pablo Marçal presidente do Brasil”.

O ex-coach sustenta sua versão com base em um vídeo que mostra dois homens vestidos com uniforme da gestão municipal manuseando a faixa. A prefeitura, por sua vez, alega que as pessoas que aparecem na gravação seriam funcionários da subprefeitura da Sé, que retiraram a faixa momentaneamente para evitar passar com a moto por cima dela.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo