Política

‘Jornal Nacional’ e Ratinho despontam em distribuição de verba de publicidade no governo Lula

Além dos programas de TV tradicionais, as plataformas responsáveis por redes sociais também estão entre as empresas que mais receberam verbas do governo

Foto: EVARISTO SA / AFP
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O Jornal Nacional da TV Globo, liderou o ranking recebimento de verbas de publicidade do governo federal em 2023, primeiro ano da novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo um levantamento do jornal Folha de S. Paulo, anúncios direcionados ao principal telejornal da Globo somaram ao menos 24 milhões de reais no ano passado.

O montante representa mudança significativa no ranking de distribuição das verbas na comparação com a gestão anterior.

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o JN foi apenas o terceiro colocado no ranking total de distribuição de recursos de mídia, com a maior parte do bolo destinado ao Jornal da Record, o principal jornalístico da emissora de Edir Macedo.

De volta ao ranking de 2023, o segundo programa que mais recebeu inserções publicitárias do governo petista foi o Fantástico, também da TV Globo. Os anúncios no semanário somam 11,7 milhões de reais. A verba compreende publicidades nacionais e em emissoras regionais do grupo.

O levantamento feito pela Folha em julho mostrou que o Grupo Globo, líder de audiência há décadas no País, voltou a ser o principal destinatário das verbas de publicidade do governo Lula. Ao todo foram destinados 118 milhões de reais para veículos de TV, rádio e internet do grupo. O valor representa um terço do orçamento de 358 milhões de reais para ações da Secretaria de Comunicações (Secom).

Programas de auditório

O programa do Ratinho, do SBT, figura no topo da lista de maiores recebedores de verbas de propaganda do primeiro ano de governo Lula no ramo de programas de auditório.

Somente em 2023, foram empenhados 3,6 milhões de reais em anúncios publicitários para a atração. Com o montante, Ratinho ficou à frente do Domingão com Huck, Encontro, Programa do Silvio Santos e Hora do Faro.

Paulo Pimenta, ministro da Secom, alega que os critérios de distribuição são técnicos. Ele já foi, no passado, crítico ferrenho ao empenho milionário de recursos para o programa.

“Quem propõe plano de mídia são as agências. Por exemplo, a campanha de recadastramento do Bolsa Família. Qual é o público que eu quero atingir? É o público do C, D e E, eu não vou botar na GloboNews. Entre os programas de auditório, [Ratinho] é o que tem maior audiência nesse público”, afirmou Padilha à Folha, jornal responsável pelo levantamento.

“Critérios são de técnicos, que refletem a audiência, o objetivo das campanhas, o plano de mídia proposto pelas agências para atender um determinado objetivo. Então, toda distribuição se dá a partir de critérios técnicos, objetivos, de alcance, de mídia e assim por diante”, insistiu Pimenta, reforçando não interferir com opiniões pessoais.

Redes sociais

Além das mídias tradicionais, as plataformas responsáveis por redes sociais estão entre as empresas que mais receberam verbas do governo. A Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, recebeu cerca 13,3 milhões de reais em anúncios em 2023.

No total, a verba para comunicação institucional, campanhas de interesse público e publicidades do governo aumentou no atual governo Lula, passando de 815 milhões de reais empenhados em 2023, para 1,45 bilhão de reais previstos para este ano.

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