Política

Jones Manoel anuncia pré-candidatura ao governo de Pernambuco

Famoso nas redes sociais, o historiador e militante do PCB deve enfrentar Miguel Coelho (DEM), Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (PT)

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O historiador e influenciador Jones Manoel anunciou, no domingo 12, a sua pré-candidatura para o governo do Estado de Pernambuco, pelo Partido Comunista Brasileiro, o PCB.

Graduado em História e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco, Jones Manoel, de 30 anos, é uma das figuras mais conhecidas do partido, devido à sua projeção nas redes sociais: são 183 mil seguidores no YouTube, 150 mil no Twitter e 145 mil no Instagram.

Seu trabalho chegou?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> a ser notado pelo cantor Caetano Veloso, que se disse influenciado pelo comunista no programa Conversa com Bial, da TV Globo.

Apesar de centenário, o seu partido, porém, não tem nenhum cargo eletivo no Brasil. A última vez que alguém da legenda exerceu algum posto foi em 2015, quando Marta Jane, de Goiânia (GO), assumiu a vaga do vereador Elias Vaz (PSOL) por algumas semanas, porque era suplente.

O nome do candidato a vice ainda não foi definido. A CartaCapital, Jones Manoel diz que o seu propósito é apresentar um “programa socialista para Pernambuco”, como “alternativa radical” para “a dicotomia entre a direita tradicional e a falsa esquerda”.

Hoje, o estado é governado por Paulo Câmara (PSB), que já comandou o estado por oito anos e não pode mais se candidatar. Os nomes cotados para a eleição em 2022 são Miguel Coelho (DEM, futuro União Brasil), Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (PT).

“Eu sou um professor e comunicador popular, nascido e criado na favela da Borborema, o único pré-candidato negro, e fui forjado na militância nas lutas populares”, afirma.

Questionado sobre ter escolhido o cargo de governo do Estado em sua candidatura de 1 ª viagem, Jones Manoel disse que “isso não é a questão”.

“Evidentemente que não estou me comparando com o Lula e com o [Guilherme] Boulos, mas o primeiro cargo do Lula depois de ser deputado federal foi presidente. O próprio Boulos nunca teve um cargo eletivo e quase ganhou a Prefeitura de São Paulo. O central é que projeto político se representa, de que classe, quais interesses e que valores. Nossa pré-candidatura representa os interesses da classe trabalhadora, da juventude e dos movimentos populares.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo