Política
Joice ataca família Bolsonaro após vídeo com leão: “Burrice é ilimitada”
Ex-líder do governo no Congresso Nacional, a parlamentar criticou a citação ao PSL como partido inimigo do presidente


A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) criticou o vídeo publicado na rede social do presidente Jair Bolsonaro (PSL), em que inimigos do governo aparecem como hienas que cercam um leão. A parlamentar escreveu, em sua conta no Twitter, nesta segunda-feira 28, que “a burrice é ilimitada”.
“Quando um político (ou uma família de políticos) posta um vídeo comparando o PSL – maior partido da base e que mais ajudou o governo – a uma hiena, significa dizer que ele está dispensando os votos e ajuda do partido? Deus limitou só a inteligência. A burrice é ilimitada”, publicou a ex-líder do governo no Congresso Nacional.
Qdo um político (ou uma família de políticos) posta um video comparando o @PSL_Nacional – maior partido da base e q mais ajudou o governo – a uma hiena, significa dizer q ele está dispensando os votos e ajuda do partido? Deus limitou só a inteligência. A burrice é ilimitada.
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) October 28, 2019
Em vídeo com duração de 1 minuto e 26 segundos, Bolsonaro comparou-se a um leão cercado por hienas, e cada uma delas representava um “inimigo” em potencial do presidente. A lista é extensa e inclui o seu próprio partido, o PSL, o Movimento Brasil Livre, o Supremo Tribunal Federal e até a Lei Rouanet.
Na legenda, o presidente mencionou as eleições que acontecem na América Latina como componentes dos “ataques” que diz receber. “Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador… Mais que a vida, a nossa LIBERDADE. Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!”, escreveu.
No fim do vídeo, em um recado claro do presidente à base apoiadora, um leão “conservador patriota” entra em cena: “Vamos apoiar o nosso presidente até o fim e não atacá-lo. Já tem a oposição para fazer isso”.
O vídeo não durou mais que uma hora no ar, pois foi excluído logo depois de sua publicação. A tag “Carluxo” esteve entre as mais citadas do Twitter após a postagem, já que uma multidão de internautas sugeriu que o vídeo poderia ter sido publicado pelo filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Filho do presidente eleito da Argentina faz sucesso como drag queen
Por Alexandre Putti
Ernesto Araújo condena novo presidente argentino: “Forças do mal celebram”
Por CartaCapital