Política

João Doria prorroga quarentena em São Paulo até 28 de junho

Governador tirou regiões da fase amarela; agora, estado só tem locais nas fases vermelha e laranja, as mais críticas

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Foto: Governo do Estado de São Paulo
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira 10 a prorrogação da quarentena no estado por mais 15 dias, valendo até 28 de junho, para conter a proliferação do novo coronavírus.

Segundo o tucano, a quarentena será “heterogênea”, ou seja, será aplicada em diferentes níveis a depender na cidade. A estratégia é chamada de Plano São Paulo, que classifica com cores as cidades que podem reabrir as atividades e em que grau.

As cores do mapa são vermelha, que representa a proibição da abertura do comércio; laranja, com abertura de alguns estabelecimentos sob restrição (shopping, escritórios, comércio, concessionárias, imobiliárias); amarela, com abertura de mais tipos de estabelecimentos sob restrição; verde, com abertura do comércio ainda sob algumas restrições; e azul, com a abertura total sem restrições.

Com o anúncio de Doria, o estado passa a ter regiões apenas nas fases vermelha e laranja. Antes, algumas regiões estavam na fase amarela.

A Grande São Paulo, o litoral e a cidade de Registro vão migrar da fase vermelha, a mais crítica, para a laranja, com restrições mais leves, a partir de 15 de junho.

As cidades de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto passam da fase amarela, com restrições leves, para a vermelha, em função do aumento da disseminação do coronavírus.

As cidades de Bauru e Araraquara estavam na fase amarela e podiam abrir até restaurante e bar. No entanto, voltaram para a fase laranja.

O governo paulista afirmou que houve melhora na região metropolitana, na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, portanto, autorizou a retomada gradual nesses locais para comércios e serviços, com limitação de capacidade e atendimento, de horário de funcionamento e com exigência de protocolos de higiene.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo