Política

Jean Wyllys prepara volta ao ao Brasil e pedirá ao governo Lula proteção da PF

A medida cautelar foi expedida ainda em 2018 pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos diante das ameaças de morte ao ex-deputado

O ex-deputado federal do PSOL, Jean Wyllys. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Após quatro anos em autoexílio na Europa, o ex-deputado federal Jean Wyllys deve retornar ao Brasil ainda neste semestre e pedirá ao governo Lula que agentes da Polícia Federal façam a sua segurança. A confirmação foi feita à coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

A data da viagem, no entanto, será mantida sob sigilo enquanto não forem acertados os detalhes sobre a segurança de Wyllys no Brasil. 

O pedido do ex-deputado reforça a medida cautelar expedida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos em 2018, quando ele recebeu diversas ameaças de morte.

Com a escalada dos ataques, o órgão considerou que o político “se encontra em uma situação de gravidade e urgência, posto que seus direitos à vida e à integridade pessoal estão em grave risco”, e exigiu que o Estado brasileiro tomasse providências para zelar pela vida e pela segurança do ex-parlamentar. 

No entanto, diante da frequência das ameaças, Wyllys abriu mão do terceiro mandato na Câmara, para o qual havia sido eleito.

“Ele [Wyllys] estava vivendo [praticamente] em prisão domiciliar [no Brasil]. Foi muito duro, mas ele resolveu não assumir o mandato porque eram ameaças muito contundentes. Eles [os autores dos ataques] tinham toda uma documentação e o endereço da família dele”, explica a advogada do ex-deputado, Noemia Boianovsky.

CartaCapital, Wyllys confirmou em julho de 2022 que só voltaria ao País com a vitória de Lula nas eleições.

A defesa do parlamentar aguarda uma reunião com membros do CIDH e integrantes do governo brasileiro, prevista para 1º de junho. No encontro, será apresentado oficialmente um pedido para que agentes da PF cuidem de sua segurança.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo