Política

Coronel investigado pelo TSE ganha novo cargo no governo

Eduardo Gomes da Silva, que participou de transmissão de Bolsonaro sobre supostas fraudes nas urnas, foi transferido para a Secretaria-Geral

Reprodução
Apoie Siga-nos no

O coronel da reserva Eduardo Gomes da Silva, que participou da live do presidente Jair Bolsonaro que expôs ‘evidências’ de suposta fraude eleitoral, foi nomeado secretário especial de Modernização do Estado, cargo vinculado à Secretaria Geral da Presidência da República. Ele também é coronel da reserva.

O novo cargo de Gomes, criado na gestão Bolsonaro, tem como função aprimorar a gestão pública em parceria com os demais ministérios, estados e municípios, além de fomentar parcerias com organismos internacionais.

O coronel que havia sido apresentado pelo presidente apenas como “Eduardo, analista de inteligência” durante a transmissão, atuava como assessor da Casa Civil. Ele integra o governo desde março de 2020, inicialmente como secretário especial adjunto da Secretaria de Relações Institucionais, vinculada à Secretaria de Governo, na época comandada pelo general Ramos. Em abril, com a transferência de Ramos para a Casa Civil, Gomes se tornou assessor especial da pasta.

Na semana passada, o coronel Gomes prestou depoimento ao TSE, em inquérito administrativo que busca investigar o presidente Jair Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral. Para a Corte, o presidente teve “possível conduta criminosa” durante a live, realizada no fim de julho, em que não conseguiu provar qualquer interferência nos pleitos de 2014 e 2018, tendo feito somente ilações sem caráter comprobatório.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo