Política

Internado, Bolsonaro faz transmissão ao vivo com sonda nasogástrica

Presidente passou por cirurgia no domingo 8 e deve reassumir posto na terça-feira 17

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Mesmo debilitado no hospital, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) realizou a sua tradicional transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta quinta-feira 12. Ele está internado no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

O vídeo durou apenas três minutos. Bolsonaro aparece vestido com roupas de paciente e uma sonda nasogástrica, colocada pelos médicos para retirar gases do estômago e do intestino.

Ele posicionou sobre a mesa um boné com os dizeres “Make Brazil Great Again”, inspirado no tradicional slogan do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, principal aliado internacional de Bolsonaro.

“Essa live não pode durar mais que dois minutos, por determinação médica”, anunciou, no início. “Como toda semana, temos muita coisa boa para informar ao Brasil.”

Entre os temas abordados pelo presidente, estiveram os anúncios da Medida Provisória da Liberdade Estudantil, que visa desidratar os fundos da União Nacional dos Estudantes (Une), a Medida Provisória que cede pensão vitalícia para crianças com microcefalia causada pelo zika vírus.

O presidente também agradeceu à visita dos médicos Luiz Henrique Borsato, que chefiou a equipe de cirurgia logo após a facada em 2018, e Antonio Luiz Macedo, que atendeu Bolsonaro quando ele havia sido transferido para São Paulo na época.

“Eu agradeço a esses dois profissionais pela minha vida, a Deus, em primeiro lugar, e nós temos uma missão: ajudar a mudar o destino desse grande país chamado Brasil”, afirmou.

Bolsonaro receberia alta ainda nesta semana e estaria apto para reassumir a presidência nesta sexta-feira 13, mas uma decisão médica adiou a data e a retomada do posto deve ocorrer apenas na terça-feira 17.

Ele já passou por quatro cirurgias, desde que levou uma facada em Juiz de Fora, durante a campanha eleitoral. A primeira cirurgia, após a facada, ocorreu no mesmo dia do atentado, na Santa Casa de Juiz de Fora. A segunda aconteceu dias depois, em São Paulo.

Em janeiro de 2019, o presidente passou pela terceira cirurgia, para retirar a bolsa de colostomia e o ligamento do intestino. No último domingo 8, Bolsonaro fez a quarta cirurgia para corrigir a hérnia que se formou na região da cicatriz, no abdômen.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo