Política

Inelegível, Bolsonaro diz que será candidato em 2026: ‘O nome é Messias’

O Tribunal Superior Eleitoral, porém, condenou o ex-capitão a oito anos longe das urnas em dois processos

Inelegível, Bolsonaro diz que será candidato em 2026: ‘O nome é Messias’
Inelegível, Bolsonaro diz que será candidato em 2026: ‘O nome é Messias’
O ex-presidente Jair Bolsonaro em ato de apoio a Ricardo Nunes, em 22 de outubro de 2024. Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira 22, que será candidato à Presidência da República em 2026. Ele está, porém, inelegível em decorrência de duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral.

Após participar de uma agenda em apoio a Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, o ex-capitão foi questionado por jornalistas se o postulante da direita no próximo pleito nacional seria ele ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“O nome é Messias”, respondeu Bolsonaro, em referência ao seu nome do meio. “Quem é o substituto de Lula na política? Não tem. De Bolsonaro? Tem um montão por aí. Eu colaborei a formar lideranças, estou muito feliz com isso.”

Tarcísio, como de praxe, endossou a avaliação de seu padrinho político: “O candidato a presidente é Bolsonaro”.

Em junho de 2023, o TSE sentenciou Bolsonaro a oito anos longe das urnas por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma agenda de julho de 2022 em que reuniu embaixadores estrangeiros para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Já em outubro do ano passado, a Corte condenou o ex-capitão por abuso de poder político e econômico nas cerimônias do 7 de Setembro de 2022. Diante desse cenário, a tropa de choque de extrema-direita no Congresso Nacional tenta viabilizar uma anistia para seu líder.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo