Justiça
Homem perseguido por Zambelli pelas ruas de SP vai processar deputada
O jornalista acusa a parlamentar de crimes de ameaça, racismo, perigo para a vida ou saúde e constrangimento ilegal


O jornalista Luan Araújo, homem que a deputada Carla Zambelli perseguiu armadas pelas ruas de São Paulo na véspera das eleições, vai processar criminalmente a parlamentar. A informação é do jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira 23.
De acordo com a reportagem, ele já teria enviado ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, a intenção de abrir uma ação contra Zambelli pelos crimes de ameaça, racismo, perigo para a vida ou saúde de outrem e constrangimento ilegal, majorado pelo emprego de arma de fogo.
A perseguição colocou Zambelli no centro de polêmicas e chegou a ser apontado por bolsonaristas como um dos motivadores da derrota de Jair Bolsonaro para Lula no segundo turno. A deputada também perdeu, por decisão de Gilmar, o porte da arma de fogo a pedido da Procuradoria-Geral da República. Zambelli disse ser impossível cumprir a ordem por estar em missão na Europa.
Na ocasião, Zambelli acusou o homem de agressão enquanto discutiam em frente a um restaurante. Imagens registradas no local, porém, mostram que a deputada tropeçou na calçada e passou a perseguir o Araújo, que é negro, com uma arma em punho. Um tiro foi disparado por seu segurança na direção do jornalista. Naquela ocasião, a circulação de armas de fogo estava proibida pelo período eleitoral.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Carla Zambelli diz ser ‘impossível’ cumprir determinação do STF sobre apreensão de arma
Por Wendal Carmo
Gilmar Mendes determina que Carla Zambelli entregue arma em 48 horas
Por CartaCapital