Política

Heleno desmente Ramagem e confirma proximidade do delegado com a família Bolsonaro

Ministro do GSI prestou depoimento e confirmou que o presidente Jair Bolsonaro e Ramagem se encontravam corriqueiramente

Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Em depoimento dado nesta terça-feira, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, confirmou que o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, tem uma relação próxima com a família do presidente Jair Bolsonaro e que essa amizade “vem da época em que o presidente sofreu o atentado”.

A afirmação do ministro vai de encontro com as informações prestadas por Ramagem à Polícia Federal, na qual o delegado nega ter “intimidade pessoal” com o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos.

Ramagem havia sido o nome escolhido por Bolsonaro para comandar a Polícia Federal no lugar de Maurício Valeixo, diretor indicado pelo ex-ministro Sergio Moro. Sua indicação, porém, foi barrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que entendeu haver “desvio de finalidade” pela proximidade com a família do presidente.

Uma foto de Ramagem ao lado do vereador Carlos Bolsonaro no Réveillon de 2018 para 2019 foi publicada em uma rede social do filho do presidente e veio a público após a indicação de Ramagem. Para Heleno, a proximidade de Ramagem com o clã presidencial é coisa normal, por ter sido ele segurança de campanha do presidente e convivido com a família por muito tempo.

Ramagem e Carlos Bolsonaro juntos em uma festa. Foto: reprodução.

Questionado se o presidente e Ramagem se encontram corriqueiramente, disse que “sim”. Sobre a indicação do delegado para comandar a PF, Heleno defendeu Bolsonaro e disse que “é natural” que o presidente queira “optar por uma pessoa mais próxima”.

Heleno prestou depoimento no inquérito que investiga as acusações do ex-ministro Sergio Moro de que o presidente Jair Bolsonaro fez intervenções políticas na Polícia Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar