Política

Hamas não representa o conjunto do povo palestino, diz Boulos na Câmara

O deputado do PSOL também condenou a ofensiva deflagrada pelo governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu

O deputado federal Guilherme Boulos. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Pré-candidato à prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) disse ser alvo de fake news da extrema-direita ao comentar o conflito entre o grupo palestino Hamas e Israel. Ele discursou no plenário da Câmara nesta terça-feira 10.

“Diante da situação trágica que estamos acompanhando no Oriente Médio, eu queria aqui me solidarizar com todos os familiares das vítimas dos ataques propagados pelo Hamas”, pontuou Boulos. “Nada justifica o assassinato de civis inocentes, e é importante lembrar que o Hamas não representa o conjunto do povo palestino”.

O parlamentar também condenou a ofensiva deflagrada pelo governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

“Quero aqui me solidarizar também com todas as vítimas dos ataques feitos pelo governo de extrema-direita de Netanyahu, que, com a sua atitude de violência contra os palestinos nos últimos anos e o descumprimento dos acordos internacionais, só agravou o conflito.”

As declarações foram concedidas dias após o médico Jean Gorinchteyn deixar a coordenação do plano de governo da pré-campanha de Boulos, sob a alegação de que o deputado não havia condenado as investidas do Hamas.

Antes de proferir o discurso na Câmara, Boulos já havia publicado nas redes sociais uma mensagem na qual repudiava os “ataques violentos a civis que mataram nas últimas horas 250 israelenses e 232 palestinos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo