Política

‘Há grande chance’, diz Kassab sobre apoio do PSD ao governo Lula

Para isso, segundo ele, o petista deverá atender ‘algumas premissas’, entre elas o apoio a Tarcísio em São Paulo e aos governadores de seu partido

Gilberto Kassab. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente nacional do PSD Gilberto Kassab afirmou que são grandes as chances de a legenda integrar a base de apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira 3.

“Todos sabem que há uma chance grande, até pela conduta de parte expressiva do partido, de caminhar para o apoio à gestão Lula. Vai haver condições, lógico”, disse.

Para isso, segundo ele, o petista deverá atender “algumas premissas”, entre elas o apoio à recondução do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado e às gestões de Tarcísio de Freitas, em São Paulo; Fábio Mitidieri, em Sergipe; Eduardo Paes, na cidade do Rio de Janeiro; e Ratinho Jr., no Paraná.

“Eu sou a favor [de a legenda integrar a base de Lula], sim, desde que algumas premissas sejam atendidas. É inegociável na construção o apoio aos bons projetos do partido, que são o Eduardo Paes, ao Ratinho Jr., ao Tarcísio, ao Fábio Mitidieri e ao Rodrigo Pacheco no Senado”, destaca.

“O que significa isso? O PSD está oferecendo ao governo Lula a possibilidade de construir juntos boas políticas públicas para aproximadamente 40% do país. Nesses estados e no Senado, temos responsabilidade de condução. Temos de deixar claro que se integrarmos a base, queremos a reciprocidade de compartilhamento de condução de políticas públicas”, conclui.

Ex-ministro nos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), Kassab ainda descartou a possibilidade de voltar à Esplanada dos Ministérios. “Não [acertaria um convite para ser ministro], porque não apoiei o Lula, tive uma postura como presidente de partido de neutralidade. E estou procurando oferecer para o Brasil um bom partido, que a partir de agora deixa de ser de centro para ser um pouquinho de centro-direita. Eu me considero um bom analista, e para mim está claro que o PT precisa se voltar para o centro.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo