Política
Grupo simula enforcamento de boneco ‘petista’ em Barretos
O objeto aparece com inscrições como ‘fora Lula’, ‘petista fdp’, ‘não binário’ e ‘todis’
Um grupo de homens simulou o espancamento e o enforcamento de um boneco identificado como “petista” no camping da Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo. As imagens, que passaram a circular nas redes sociais nesta quarta-feira 26, mostram ao menos dois homens desferindo socos contra o objeto enquanto outras pessoas acompanham e registram a cena.
O boneco aparece com inscrições como “fora Lula”, “petista fdp”, “não binário” e “todis”. Em determinado momento, o objeto é preso pelo pescoço e fica suspenso, enquanto um dos homens continua a golpeá-lo. Veja:
A cena ocorreu no camping oficial da festa, uma estrutura que neste ano abriga cerca de 20 mil pessoas e reúne programação própria de shows e outras atrações durante os 11 dias do evento.
Não é possível identificar, pelas imagens que circulam, a identidade dos participantes nem afirmar se eles pertencem a algum grupo político organizado. Também não há, até o momento, informação sobre os responsáveis pelo episódio. A associação Os Independentes, responsável pela organização da festa e pelo camping oficial, não se manifestou até o momento.
A gravação ocorre em uma edição da Festa do Peão marcada por manifestações políticas e pela presença de figuras da direita. No sábado 22, durante o show de Gusttavo Lima, parte do público gritou ofensas contra o presidente Lula (PT). O cantor, que já declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL), não reagiu e continuou a apresentação.
Na mesma noite, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que disputa a Presidência contra o petista, esteve no evento e discursou ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Flávio afirmou que pretendia voltar a Barretos em 2027 como presidente, acompanhado do pai, hoje preso pela tentativa de golpe.
A presença da direita não se restringiu aos políticos. No domingo 23, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou uma fotografia ao lado da cantora Ana Castela. Os dois aparecem sorrindo e fazendo com as mãos o número 22, associado ao Partido Liberal, o que provocou críticas nas redes sociais à “Boiadeira”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Barretos mostra novamente como a extrema-direita capturou o agro
Por Daniel Camargos
Extrema-direita mira o Senado para perseguir ministros do STF em 2027, alerta professor
Por Leonardo Miazzo



