Mundo

Greve brasileira ganha apoio durante protesto em Paris

A greve brasileira foi assunto em praticamente todos os jornais franceses

Apoie Siga-nos no

A greve geral dessa sexta-feira (14) ganhou destaque fora do país. Além de ter repercutido na imprensa internacional, a mobilização contou com apoio de sindicatos e associações militantes na França, que organizaram uma manifestação no centro de Paris.

O protesto, realizado na Place de la République, foi convocado por diferentes coletivos e associações. Havia desde professores universitários, preocupados com os anúncios feitos pelo governo de Jair Bolsonaro sobre os cortes na educação, até defensores do ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Uma grande faixa com o rosto do ex-chefe de Estado estampado, acompanhado da frase “Free Lula”, foi instalada em frente ao monumento principal da praça. Militantes com megafone fizeram discursos em favor do líder petista, contra Jair Bolsonaro e contra o atual ministro da Justiça, Sérgio Moro.

O protesto reuniu cerca de 100 pessoas, entre brasileiros que vivem em Paris e franceses. Vários sindicatos locais, como a CGT e a União Sindical Solidária, participaram do ato, assim como grupos políticos ecologistas e de esquerda. Representantes da França Insubmissa, o principal partido da oposição francesa, da esquerda radical, também compareceram no protesto, que teve até a presença de manifestantes usando coletes amarelos, símbolo da contestação atual na França.

A greve brasileira foi assunto em praticamente todos os jornais franceses. Os canais de rádio e televisão mobilizaram seus correspondentes, que informam a evolução da mobilização nas ruas do Brasil, muitas vezes ao vivo, durante todo o dia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo