Política

Governo terá ‘força-tarefa’ para acelerar nomeações em ministérios, anuncia Padilha

Por determinação da articulação, ministros e assessores do governo Lula terão que passar relatórios semanais com um mapa de parlamentares atendidos

O ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. Foto Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que o governo vai criar uma ‘força tarefa permanente’ para acelerar a análise técnica de nomeações dos ministérios. Segundo ele, há 403 currículos que foram apresentados por parlamentares para assumirem cargos, mas que estão travados. O anúncio foi feito nesta sexta-feira 16, poucas horas após o fim da reunião ministerial de Lula (PT), que teve como mote destravar a relação com o Congresso.

“A partir desta reunião, constituímos uma força-tarefa permanente junto aos ministérios. É decisão do presidente Lula para acelerar a análise técnica pelos ministérios para a composição do governo”, declarou o ministro responsável pela articulação do governo.

“Além disso, tomamos a decisão, também anunciada na reunião de ontem, que, semanalmente, os ministros, ministras e assessores parlamentares vão passar um mapa dos parlamentares atendidos pelos ministérios. Seja pelos ministros, secretários nacionais, ou pelas suas equipes”, complementou.

Troca de ministros

Sobre a possível troca da ministra do Turismo Daniela Carneiro pelo deputado Celso Sabino (União-PA), Padilha afirmou que vai se reunir, nos próximos dias, com lideranças do União Brasil. Ele não cravou a saída da ministra da pasta, mas avaliou como natural o pedido da legenda.

Na mesma toada, Padilha negou que a troca da ministra da Saúde, Nísia Teixeira, esteja sendo discutida no governo. Há pressão do PP, de Arthur Lira, para assumir a pasta. Na conversa, ele disse considerar o Ministério da Saúde como uma ‘pasta técnica’ e, por isso, menos propensa a arranjos políticas.

“Não está em discussão, em relação ao Ministério da Saúde, a composição partidária. Tem outros ministérios que foram discutidos, o que é parte da democracia, se faz na democracia. O ministério do Turismo é um exemplo disso”, resumiu Padilha.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo