Política

Governo pode gastar 4,7 bilhões com mais vantagens a militares em 2020

O Ministério da Defesa é a pasta com maiores gastos com pessoal ativo e inativo: 81 bilhões de reais é o valor autorizado para 2019

O presidente Bolsonaro e os militares (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Apoie Siga-nos no

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) incluiu no projeto de Orçamento federal de 2020, que tramita na Câmara dos Deputados, a destinação de 4,7 bilhões de reais à criação de vantagens para a carreira militar. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

O dinheiro vem dos benefícios instituídos pela reforma da Previdência das Forças Armadas. A inclusão das vantagens seria uma contrapartida às exigências de maiores contribuição e tempo de serviço.

 

Uma das propostas é aumentar o adicional de habilitação, recebido por militares que passam por cursos de qualificação. Além disso, o governo quer criar um adicional de disponibilidade.

Segundo defensores do projeto, as vantagens são necessárias devido à dedicação exclusiva e a prontidão permanente dos profissionais. A ideia também é duplicar a ajuda de custo para os que vão para a reserva, de quatro para oito vezes o valor do soldo (parcela relativa ao posto e graduação).

O Ministério da Defesa é a pasta com maiores gastos com pessoal ativo e inativo. Para este ano, estão autorizados 81 bilhões de reais para estes fins. Os valores para 2020 ainda não foram autorizados pelo Congresso Nacional.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo