CartaExpressa

Governo pede abertura de processo contra servidores envolvidos em atos golpistas

Advocacia-Geral da União e Ministério da Gestão querem procedimento administrativo disciplinar na Controladoria-Geral da União

Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A Advocacia-Geral da União e o Ministério da Gestão solicitaram a imediata instauração de um processo administrativo disciplinar na Controladoria-Geral da União contra servidores federais que participaram da depredação dos prédios dos Três Poderes durante os ataques golpistas de 8 de janeiro.

Segundo os órgãos, a atuação de servidores nas ações de terrorismo fere princípios da Lei nº 8.112/1990, com a violação do dever de lealdade às instituições, a violação do dever de zelo com a conservação do patrimônio público e a violação do dever de manutenção de conduta compatível com a moralidade pública. Além disso, os danos ao patrimônio público configuram crime qualificado contra a administração pública.

A peça também pede à CGU que analise a necessidade de afastamento cautelar dos servidores envolvidos nos atos.

No documento, os órgãos afirmam ser “inadmissível a participação de servidores públicos federais em atos de vandalismo e depredação de patrimônio público em manifestação violenta inconstitucional que prega a supressão do Estado democrático de direito”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo