Política

Governo monta força-tarefa para votação de proposta que viabiliza Auxílio Brasil

O projeto dará fôlego para Jair Bolsonaro e Arthur Lira

Governo monta força-tarefa para votação de proposta que viabiliza Auxílio Brasil
Governo monta força-tarefa para votação de proposta que viabiliza Auxílio Brasil
Jair Bolsonaro e Arthur Lira. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Ministros governistas e base aliada do presidente Jair Bolsonaro montaram uma força-tarefe em busca de apoio para aprovar a PEC dos Precatórios, que libera verbas para o custei do Auxílio Brasil.

A proposta deve ser votada nesta quarta-feira 3. 

Uma possível derrota no Congresso dificultaria o projeto a reeleição de Bolsonaro e contestaria a posição de articulador dominante no plenário de Arthur Lira. 

Parlamentares relataram ao GLOBO terem ouvido ameaças de não pagamento de emendas para quem se ausentar da sessão.

Os titulares da Casa Civil, Ciro Nogueira; da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; e do Ministério da Cidadania, João Roma (Cidadania), tentam mobilizar as principais lideranças da Casa para convocarem suas bancadas a irem a Brasília. Nogueira disse a pessoas próximas que conta com a pressão de prefeitos sobre parlamentares de esquerda, contrários ao texto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo