Política

Governo manobra, ganha mais uma vaga e deve ter maioria na CPMI do 8 de Janeiro

Horas antes da leitura do requerimento da CPMI, o senador Randolfe Rodrigues, único representante da Rede na Casa, migrou para o bloco liderado pelo PT

O senador Randolfe Rodrigues
Apoie Siga-nos no

Uma manobra do governo vai possibilitar que parlamentares da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sejam maioria na comissão mista aberta para investigar a invasão bolsonarista aos prédios dos Três Poderes no 8 de Janeiro.

A troca representa uma baixa na quantidade de cadeiras que a oposição teria na CPMI.

A mudança de bloco partidário do líder Randolfe Rodrigues (Rede) gerou críticas de integrantes da oposição, que pretendem questionar o cálculo a ser adotado pela presidência do Congresso para definir as vagas da CPMI.

Único senador da Rede, Randolfe integrava, até a manhã desta segunda-feira 26, o bloco formado por MDB, PSD e União Brasil. Pouco antes da leitura do requerimento de instalação da comissão, o parlamentar mudou para o grupo liderado pelo PT.

De acordo com o regimento interno, as vagas das comissões serão definidas com base no tamanho dos blocos – isto é, quando maior o agrupamento, mais cadeiras na CPI.

Com a atual configuração dos grupos de legendas, o Bloco Democracia – para o qual a Rede migrou – terá direito a seis vagas. Logo em seguida, o Bloco Resistência Democrática possui 5 cadeiras. Os blocos Vanguarda (Novo e PL) e o Aliança (PP e Republicanos) terão duas vagas cada.

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL), prometeu questionar a forma de cálculo das cadeiras à presidência da Casa. O parlamentar defende que a contagem considere a formação dos blocos na segunda quinzena de fevereiro, e não no dia de criação da comissão.

“Existe uma norma de 2006 que rege, inclusive a CMO, que determina que esta formação é em função da composição dos blocos e partidos na segunda quinzena do mês de fevereiro”, disse a jornalistas. “Desta forma, nós teremos 13 membros, e teríamos então os 3 indicados, não apenas dois.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo