Economia
Governo Lula e Eletrobras iniciam negociações sobre a participação da União na empresa
O primeiro encontro ocorreu na sede da Advocacia-Geral da União
O governo e a Eletrobras iniciaram, nesta segunda-feira 8, as tratativas sobre a participação do Estado no comando da empresa. A primeira reunião ocorreu na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília.
Em nota, o governo informou que o advogado-geral da União substituto, Flavio José Roman, recebeu o consultor-geral da União, André Augusto Dantas, e membros da Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Pública Federal da AGU.
O encontro acontece após o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, ter aberto uma mesa de conciliação sobre a possibilidade de o governo Lula (PT) aumentar o seu poder de voto na Eletrobras.
Em maio de 2023, a AGU acionou o STF contra trechos da lei que autorizou a privatização da empresa. A ação contestou a redução da participação da União em votações do conselho.
A AGU, que representa o governo, afirmou que “a busca por soluções consensuais é uma diretriz prioritária” e que “confia que será possível avançar no caminho de um entendimento que contemple os interesses das partes envolvidas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Kassio abre mesa de conciliação sobre ação do governo Lula por mais poder de voto na Eletrobras
Por CartaCapital
Ministro chama privatização da Eletrobras de ‘crime de lesa-pátria’
Por CartaCapital



