O Ministério da Justiça notificará novamente a Enel para cobrar detalhes sobre as ações executadas para normalizar o fornecimento de energia elétrica em São Paulo, após a tempestade que deixou 2,1 milhões de pessoas sem luz na última sexta-feira 3.
A Secretaria Nacional do Consumidor informou que a concessionária não conseguiu comprovar a oferta de apoio aos consumidores lesados e não demonstrou ter um projeto para lidar com eventos de grande porte.
“Diante da resposta da Enel, a Senacon expedirá nova notificação em aditamento à anterior, solicitando à empresa que comprove aquilo que declara, pois se trata de meras alegações, sem qualquer demonstração da sua veracidade“, diz o governo.
Em descumprimento do prazo para normalização do serviço, cerca de 1,3 mil imóveis continuavam sem luz na região metropolitana de São Paulo na manhã desta quinta 9.
O governo Lula (PT), por meio da Senacon, enviou uma notificação à Enel na última segunda e deu 24 horas para a empresa explicar a “regularização do serviço essencial” em São Paulo e os recursos investidos nas ações.
Na quarta-feira, a Enel respondeu que “a previsão meteorológica subestimou a gravidade dos ventos, o que dificultou a resposta imediata diante do evento”.
A concessionária afirmou contar com procedimentos operacionais específicos para lidar com ocorrências de grande porte, como eventos climáticos extremos, “baseados em um algoritmo de matriz de impacto”.
Sobre o suporte aos consumidores prejudicados, a Enel disse ao governo ter um plano de contingência em vigor, a incluir, por exemplo, aumento na capacidade de atendimento telefônico e extensão da jornada de trabalho dos atendentes.
No entanto, segundo o governo, a empresa não enviou a íntegra do plano e os detalhes sobre os valores investidos.
O Ministério da Justiça informou a CartaCapital que deve cobrar novamente a Enel até esta sexta-feira 10. Procurada pela reportagem, a empresa se manifestou por meio da seguinte nota:
“A Enel Distribuição São Paulo informa que prestará todas as informações necessárias sobre a operação em sua área de concessão aos órgãos públicos e autoridades. A companhia acrescenta que mantém uma relação de transparência com seus clientes e todos os seus públicos e está fortemente comprometida em oferecer um serviço cada vez melhor à população”.
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