Política

Governo Lula dispensa corregedor-geral da PRF em meio a investigação sobre blitze no 2º turno

Entre as atribuições da Corregedoria está o monitoramento da conduta dos servidores e dos procedimentos relativos a disciplina

Foto: Divulgação/PRF
Apoie Siga-nos no

O governo Lula dispensou nesta quarta-feira 5 Wendel Benevides Matos do cargo de corregedor-geral da Polícia Rodoviária Federal. A medida foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e publicada no Diário Oficial da União.

Entre as atribuições da Corregedoria estão a instauração, a análise e a instrução de procedimentos administrativos disciplinares e o monitoramento da conduta dos servidores e dos procedimentos relativos a correição e disciplina.

Em 1º de janeiro, logo após tomar posse, o governo já havia dispensado Benevides. 11 dias depois, porém, a gestão federal tornou sem efeito a decisão anterior e o manteve no posto.

Nesta quarta, o UOL revelou que a Corregedoria da PRF decidiu arquivar uma parte da investigação sobre as blitze realizadas pela corporação durante o segundo turno das eleições de 2022. As ações dificultaram o trânsito de eleitores especialmente no Nordeste, onde Lula (PT) tinha larga vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL).

O diretor-geral da PRF à época, o bolsonarista Silvinei Vasques, foi demitido em dezembro e virou réu por improbidade administrativa.

A Corregedoria recomendou, porém, a continuidade da investigação nas superintendências de cinco estados:

  • Pará
  • Santa Catarina
  • Alagoas
  • Sergipe
  • Maranhão

Enquanto isso, a Polícia Federal busca entender se a atuação do então ministro da Justiça Anderson Torres nas blitze que miraram eleitores de Lula foi uma iniciativa dele ou partiu de ordens diretas de Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo