Política

Governo faz consulta para criar dia de ‘conscientização’ sobre o aborto

Projeto vem de secretaria integrante do ministério de Damares Alves, e cita o conceito de ‘direito à vida desde a concepção’

Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos é subordinada à pasta da ministra Damares Alves. (Foto: Luiz Alves/MMFDH)
Apoie Siga-nos no

O ministro da Casa Civil Luiz Eduardo Ramos publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira 06, uma minuta para instaurar consulta pública sobre um novo projeto de lei do governo que tem a intenção de criar o Dia Nacional do Nascituro e de Conscientização sobre os Riscos do Aborto.

O projeto é de autoria da Secretaria da Família do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), comandado por Damares Alves.

No despacho, o ministro afirma que “a relevância da matéria recomenda a sua ampla divulgação, a fim de que todos possam contribuir para o seu aperfeiçoamento”, e pede para “eventuais sugestões” serem encaminhadas até o dia 05 de maio à Casa Civil da Presidência da República.

Em texto publicado no site do ministério de Damares, a pasta destaca que datas comemorativas têm função de “cumprir um dever de justiça ante ao que se deseja reconhecer” e promove a “instrução da sociedade” por meio da conscientização. Em seguida, cita convenções internacionais, incluindo uma que defende “o direito de toda pessoa à vida desde a sua concepção”, e uma lista curta de estudos científicos selecionados para tratar do assunto.

A pasta não faz menção aos casos de aborto legal previstos no País, que também voltaram ao escrutínio público devido ao projeto de lei que visa criar o “Estatuto da Gestante” no País, feita pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

O PL tramita no Senado e aguarda relatoria da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Entre as propostas apresentadas, estava a criação de um auxílio financeiro para filhos de mulheres que forem estupradas, apelidado de “bolsa-estupro” por ativistas. Tebet afirmou que o dispositivo será retirado do relatório final.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo